quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sacré Bleu! - III

Où ést la piscine?
Lá-bas?
Merci!
Outro tipo que tem passado relativamente longe do território português, assim por uns milhares de quilómetros, é Bertrand Burgalat. Músico, compositor, produtor e visionário-ó-retro encarregue da editora Tricatel, Burgalat é um tipo apaixonado pelo cruzamento das sonoridades pop dos anos 60 e 70, com a Chanson Française, o Yé-Yé e as tendências retro/easy-listening. Tudo coisas boas que me agarraram logo a meio da década de 90. Enquanto meio mundo andava extasiado a ouvir o novo som francês que emergiu nessa década, graças aos Daft Punk, Étienne de Crécy, Saint-German, Phoenix, AIR (que fizeram dois primeiros álbuns geniais e depois foi sempre a descer, mas havemos de voltar a estes monsieurs), entre outros, eu descobria o potencial do piroso-retro graças ao Monsieur Burgalat.
Depois de imensas colaborações e produções, inclusive com algumas das bandas referidas anteriormente, o seu álbum de estreia, "The Ssssound of Mmmmusic", de 2000, conquistou-me de vez, graças a faixas como esta, "Ma Rencontre":



Burgalat não tem parado e o seu último álbum, "Toutes Directions", de 2012, mantém o género, com o aprofundar da personagem sonora que criou.

Sem comentários:

Enviar um comentário