quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Versões - XXXVI

A publicidade tem servido ao longo dos anos como um forte condutor da promoção musical. Notoriamente, há bandas e canções que nunca teriam a visibilidade que tiveram/têm caso não fizessem parte de um qualquer spot publicitário. Exemplos bem recentes são os das operadores de telemóveis, sempre muito associadas a eventos musicais e que tornam viral uma determinada música em função da quantidade enorme de passagens desses anúncios em rádios e canais generalistas ou por cabo.

O presente caso tem duas vertentes: a de uma música que se tornou mais conhecida devido a um anúncio, no caso à marca Levi's, e o aproveitamento e reciclagem que se faz de sonoridades antigas.

Comecemos então pela música de Tony Hatch, inglês compositor de música para teatro e televisão mas também produtor, pianista, etc. Nos 70 teve um sucesso menor com este "Sounds of the 70s", lançado sob o nome Tony Hatch & The Satin Brass e ainda na onda das Big Band, cujo ocaso não demorou muito a ocorrer.



Passemos depois rapidamente para o início do novo milénio e para a troupe de DJs filandesa cujo nome artístico é Pepe Deluxé. Em 2001 a Levi Strauss utilizou o single "Before You Leave" numa campanha mundial da empresa, o que fez com que a música ascendesse aos tops em diversos países.

Agora ouçam a música do Tony Hatch e em seguida a dos Pepe Deluxé. Notam alguma coisa?

Sem comentários:

Enviar um comentário