quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Antes e depois - II.

Se no outro dia abordámos aqui no Duotron os Ultravox, não podíamos deixar passar a oportunidade de falar na sua banda siamesa, os Visage. Projectos com origem nos finais dos 70, ambas tiveram reconhecimento do grande pública no início da década de 80. Pioneiras na utilização massiva de sintetizadores e figuras de destaque das correntes New Wave e SynthPop, os Ultravox e os Visage partilhavam mais do que isso: alguns elementos dos Ultravox foram essenciais no sucesso dos Visage.

Billy Currie, conhecido essencialmente pelo seu envolvimento nos Ultravox, foi o primeiro teclista dos Visage e a principal força criadora dentro do grupo. Para além deste, também Midge Ure, vocalista dos Ultravox, ajudou a compor e produzir muitas das músicas do primeiro álbum, também ele chamado Visage. Mais, "Fade to Grey", o grande sucesso da banda, foi composto por Billy Currie, Midge Ure e por Chris Payne, um experimentado músico que colaborava frequentemente com Gary Numan.

Temos portanto uma promiscuidade muito grande entre as duas bandas coisa que, como se sabe, nem sempre dá bom resultado. Ainda hoje, Steve Strange, vocalista e um dos criadores dos Visage, discorda da atribuição da autoria de "Fade to Grey" apenas a Currie, Ure e Payne, argumentando que colaborou na escrita da letra e na ideia de incluir vocalizações em francês ao longo do single. Questiúnculas à parte, ficou uma grande música, que marcou definitivamente a década e que já tinha aqui sido postada pelo nosso Dj Ruto.



Mas as muitas similitudes entre as bandas não ficam por aí. Tal como os Ultravox, os Visage também regressaram aos álbuns no novo milénio, após 29 anos de interregno, com Heart and Knives, de 2013. A colagem ao antigo som da banda é notória, ainda que o primeiro single, este "Shameless Fashion", soe propriamente mais a Human League do que a Visage.




Sem comentários:

Enviar um comentário