segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Nós adorávamos o tipo.

E, pelos visto, o céu também. "Heaven Adores You" é um belo documentário sobre a vida e a obra do "cantautor" norte-americano Elliott Smith, que morreu em 2003, com dois golpes de faca no coração,  sem nunca se ter percebido se terá sido suicídio ou assassinato, já que o resultado da autópsia foi inconclusivo.

Todo o filme é assombrado pela espantosa obra musical de Smith, que é acompanhada visualmente ora pelas magníficas paisagens naturais do estado do Oregon, ora pelo desalento cinzento da cidade de Portland, onde Smith começou a tocar em diversas bandas, mais tarde a solo, e a ganhar notoriedade. Entre testemunhos de amigos, familiares, músicos e gente que privou com Elliott Smith, a música sai sempre a ganhar, quer pelo lado mais lo-fi das gravações caseiras, quer pelas actuações de Smith em diversos concertos e eventos. Já para não falar na tão badalada actuação nos Óscares em 1998, quando viu a sua canção "Miss Misery" nomeada para melhor canção original do filme "Good Will Hunting", de Gus Van Sant. E quem ganhou o Óscar nesse ano? Pois, o vómito musical da Celine Dion para o "Titanic". Hollywood no seu melhor...

Fiquem com o trailer do documentário e uma das composições musicais preferidas deste vosso Dj, "No Name #3", do álbum de estreia de Elliott Smith a solo, "Roman Candle", de 1994.






Sem comentários:

Enviar um comentário