terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ele e nós.

A 29 de maio deste ano passarão dezanove anos sobre o falecimento de Jeff Buckley, uma das vozes fundamentais do final do século XX. A história do filho de Tim Buckley é já sobejamente conhecida, com direito a filmes e tudo, e a versão que ele fez de "Hallelujah", de Leonard Cohen, é uma das pouquíssimas versões melhores que o original. Dito isto, vamos directos ao assunto que traz aqui, hoje, a memória de Buckley: a edição do álbum "You and I". Lançado na quinta feira passada, o disco recolhe gravações do músico a interpretar originais e versões de canções dos The Smiths, Bob Dylan, Sly & The Family Stone e Led Zeppelin, entre outros.

Em jeito de single de promoção ao álbum, chega-nos a versão de "I Know Its Over", dos The Smiths, que Jeff Buckley já tinha apresentado ao vivo várias vezes. As primeiras audições à música deixaram-nos uma boa impressão, apesar de, lá pelo meio, sentirmos algum falseamento da voz, feito artificialmente em estúdio, esticando-a entre verso e refrão, possivelmente para colmatar alguns defeitos do material original das gravações. Não há bela sem senão.

Quanto ao vídeo, realizado pela fotógrafa Amanda Demme, é demasiado 'poético-ó-pastoril', demasiado bonitinho à la Terrence Malick.

Sem comentários:

Enviar um comentário