quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quando a arte copia a arte.

Voltamos aos ingleses British Sea Power e a um curioso video que fizeram para promoção do single "Living Is So Easy", do álbum "Valhalla Dancehall" de 2011.
Tomando como inspiração imagens do filme inacabado de Henri-Georges Clouzot, "Inferno", de 1964, em que entrou Romy Schneider, os BSP fazem uma recriação interessante de algumas peças fundamentais da estética do filme, arrojadíssima e inovadora para a altura em que foi rodado, com efeitos de luz psicadélicos e momentos de autêntica claustrofobia sensorial. Como complemento deste video, os BSP apresentaram depois uma versão alternativa do mesmo, com algumas das imagens do filme de Clouzot, onde brilha uma Schneider perturbante, demoníaca mas terrivelmente sensual. 





Quem tiver curiosidade de gato sobre este filme maldito, pode sempre espreitar o documentário de Serge Bromberg, de 2009, que mergulhou nas 15 horas de filmagens que foram feitas por Clouzot. O título é "
L'Enfer d'Henri-Georges Clouzot". E é uma verdadeira aula de história de cinema.




Para quem queira ver uma outra abordagem, menos exuberante, do argumento de Clouzot, é procurar "L'Enfer", de Claude Chabrol, de 1994. Não é a loucura artística das imagens de 1964, mas tem o argumento original e uma Emmanuelle Béart. Bem novinha. 
Béart... Schneider... ai ai... Uf... Choices, choices...



Sem comentários:

Enviar um comentário