quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Basildon, 1983.

Voltamos a abrir os arquivos da Mute Records para recordar os The Assembly, um projecto menos conhecido de um dos músicos/compositores mais notáveis da pop da década de 1980, Vince Clarke.

Nascido em 1960 e baptizado como Vincent John Martin, Clarke esteve na génese de uma das mais importantes bandas de synthpop de sempre, os Depeche Mode. Fundados em 1980, na deprimente cidade de Basildon, os Depeche Mode começaram por se chamar Compositon of Sound, e eram um projecto de Clarke com os amigos de escola, Andrew Fletcher e Martin Gore, aos quais se juntou David Gahan nas vozes. Vince Clark foi o principal responsável pela escrita e som do álbum de estreia dos DM, "Speak & Spell", editado em 1981 pela Mute. Para a história ficou o hino "Just Can't Get Enough" e uma saída atribulada dos DM. A dificuldade de gestão dos egos dentro da banda e toda a exposição mediática a que esta o obrigava ditou a sua saída.

A preferência do músico ia para composição e escrita a solo de canções pop. Só precisava de quem lhe cantasse as músicas. Estava criado o arquétipo da carreira do músico inglês: eu componho e toco, tu cantas. A voz de outra colega de escola, Alison Moyet, foi a escolhida por Clark para o seu novo projecto: os Yazoo. Iniciado em finais de 1981 e com dois bons álbuns em carteira, "Upstairs at Eric's" e "You and Me Both", Vince Clarke decide colocar os Yazoo na 'prateleira'. Estávamos no início de 1983.

Nas rádios ainda rodavam clássicos como "Only You", "Don't Go" e "Situation", e já Clarke estava a preparar uma nova colaboração com o produtor musical Eric Radcliffe (aka. E.C Radcliffe), outro tipo de Basildon. Chamaram-se The Assembly e duraram até 1985. Pelo meio fundaram a editora Reset Records e produziram canções para outros músicos como Robert Marlow e Paul Quinn (Bourgie Bourgie), mas o ponto alto da carreira dos The Assembly foi o single "Never Never", com a voz de Feargal Sharkey (The Undertones). A canção chegou ao número 4 do UK Singles Chart e aí ficou durante dez semanas.



Em 1985, Vince Clarke dá aos The Assembly o mesmo tratamento que tinha dado aos Yazoo, a 'prateleira'. Volta a demanda por uma nova voz, coloca um anúncio no Melody Maker, responde um tal de Andy Bell — fã do trabalho de Clarke —, criam uma banda chamada Erasure e o resto é história. Talvez o meu mui estimado colega de estaminé a queira contar...

Sem comentários:

Enviar um comentário