segunda-feira, 2 de março de 2015

Cantores e bateristas.

A posta de hoje não é propriamente sobre algo que me agrade ou que esteja actualmente a ouvir. Aliás, algumas das coisas que vou colocando aqui no Duotron não são propriamente do meu gosto pessoal. Mas o blog não é necessariamente um best of meu ou do DJ Ruto. Antes procura chamar a atenção para algo, alguém, uma marca, um acontecimento.

Lembrei-me pois de vos falar hoje de bandas que tinham o seu vocalista atrás da... bateria. Sim, era um formato não tão incomum nos anos 70 e mesmo nos anos 80, com muitas bandas conhecidas a optarem por esta distribuição. Hoje em dia é quase uma impossibilidade em função da atracção que o microfone traz e do destaque que o cantor ganhou na estruturação das bandas.

O primeiro exemplo que vos trago é mesmo um dos mais conhecidos. São os Genesis, banda que teve inúmeros elementos desde a sua fundação, ainda nos anos 60 e com Peter Gabriel, apesar do grosso da sua vida ter sido sob os auspícios de Tony Banks, Mike Rutherford e Phil Collins. Após a saída de Gabriel, em meados da década de 70, os Genesis optaram por dar a liderança vocal a Phil Collins, certamente uma boa opção em função dos sucessos supervenientes e da própria carreira a solo deste.



Dos EUA temos os Jellyfish, banda na qual Andy Sturmer era o principal compositor, baterista e vocalista. Do álbum de 1990, "Bellybutton", foi retirado este single, "Now She Knows She's Wrong". O grupo teve vida curta mas influenciou significativamente o renascimento do movimento Power Pop nos EUA na década de 90.



Levon Helm é um dos bateristas/vocalistas mais queridos da história do rock. Nem sempre escolhido como lead singer, Helm vocalizou ainda assim as músicas mais célebres dos The Band. Quem os quiser conhecer um pouco melhor pode procurar por um filme/documentário realizado pelo Martin Scorsese, intitulado "The Last Waltz", que basicamente nos apresenta o último concerto da banda, no dia 25 de Novembro de 1976 e no qual participaram outros artistas como Bob Dylan, Eric Clapton, Neil Diamond, Neil Young, Muddy Waters e outros.



O último exemplo que escolhi são os Frankie Valli & The Four Seasons. Ainda que Frankie Valli fosse visto como o vocalista principal, em função da sua longa e bem sucedida história na cena musical, em especial nos anos 60, a verdade é que Gerry Polci, o baterista, cantou esta e outras músicas, talvez as de maior suceso da segunda vaga dos The Four Seasons.



Muitos outros exemplos poderíamos dar, desde Don Heanley dos "The Eagles" ou Brian Chippendale dos "Lightning Bolt". Mas acho que deu para ficar com uma ideia.

Sem comentários:

Enviar um comentário