Os Freezepop são um dos expoentes do conceito bitpop, uma derivação do synthpop (e com o nome a piscar o olho ao britpop) onde partes das músicas são feitas usando computadores antigos de 8 e 16 bit e consolas de jogos como o Atari 8-bit, Commodore 64, Game Boy, Atari 2600 e Nintendo Entertainment System. O som fica assim bastante reconhecível, algo simplista mas ainda assim suficientemente electrónico e apelativo.
Curiosamente, o interesse pelas consolas repercute-se em sentido contrário: as bandas de bitpop são frequentemente solicitadas para fazerem trilhas sonoras para jogos de computadores. Foi também o caso dos Freezepop, que já colaboraram com músicas para diversos vídeo-jogos como Amplitude, Phase ou Guitar Hero.
Inicialmente, o som do grupo baseava-se num pequeno sequenciador MIDI, o Yamaha QY70, a partir do qual a banda evoluiu para outros equipamentos em função da pouca amplitude sonora do Yamaha, ainda que este se mantenha como recurso frequente do som dos Freezepop.
Do EP "Hi-Five My Remix", de 2003, fiquem com "Super Sprode"; e do longa-duração "Fancy Ultra•Fresh", de 2004, o single "Tonight"
Sem comentários:
Enviar um comentário