Bom, tanta a coisa a dizer sobre esta música e vídeo... Comecemos pelo vídeo, área sobre a qual não me costumo debruçar muito pois não sou especialmente sensível à questão estética que acompanha uma música. Para além das fantásticas roupas dos finais de 70/inícios de 80 temos também os efeitos especiais e toda a coreografia. Ah, que saudades as lantejoulas têm desse período! O vídeo, rico em efeitos electrónicos vintage,foi criado por Ron Hays utilizando um sistema computacional analógico chamado Scanimate.
Sem mais passemos à música. Os Earth, Wind & Fire foram um dos expoentes máximos da corrente Disco, com quase 100 milhões de discos vendidos, conseguindo muitas vezes fugir aos clichés que tornavam alguns dos seus contemporâneos risíveis e inaudíveis. Felizmente para os EWF, a integração que fizeram de sons provenientes do R&B, soul, jazz, rock, funk, gospel e outros, permitiu criar músicas que sobreviveram muito bem à passagem do tempo. Bem, é verdade que algumas têm umas teias de aranha, mas nada que não se sacuda com uma dança bem mexida.
Uma palavra ainda para o mentor do projecto, Maurice White, desaparecido dos palcos desde finais da década de 80 devido a uma doença (creio que Parkinson). Bom compositor, boa presença em palco, boa voz, bom olho para o negócio. A ausência do patrão não impede que os EWF continuem a tocar por esse mundo fora, espalhando a febre do Disco Sound.
Há inúmeras músicas conhecidas dos EWF mas escolhi esta "Let's Groove", single de 1981, basicamente por que sou um ser fácil para vozes passadas por computador. Daft Punk, Air ou Underworld que o digam.
Sem comentários:
Enviar um comentário